Início > audiência e tv > Panorama: Ninguém escapa do traço! : Malhação ID a Melhor de Tres anos !

Panorama: Ninguém escapa do traço! : Malhação ID a Melhor de Tres anos !

https://i0.wp.com/img.blogs.abril.com.br/1/tv/imagens/angelica-inside-350300.jpg

Gustavo Hofmann

É notório que a teledramaturgia brasileira vem passando nos últimos meses por uma momentânea, mas perceptível crise de audiência e repercussão. Das inéditas que estão no ar, NENHUMA pode ser considerada sucesso. Tirando raras exceções, todas estão decepcionando bastante suas emissoras. Basta dar um giro, em ordem do nível do fracasso, para perceber a veracidade dessa crise:

6. Cama de Gato

Começou com tudo. História digna de novela das oito e audiência animadora. Mas foi caindo, caindo, a história ficando “barriguda”… e hoje sua média semanal coloca pra baixo a média geral. Das que estão no ar, no entanto, certamente é a única que consegue escapar do título “fiasco” (por enquanto). Bem ou mal, a trama repercute bem pelas ruas, é elogiada pela opinião crítica e, no Brasil, tem uma audiência razoável – bastante superior à Negócio da China, Ciranda de Pedra e Desejo Proibido, por exemplo.

Ao mesmo tempo que não é fracasso, porém, está muito longe de poder, de fato, ser considerada sucesso.

5. Malhação ID

Pode até estar mal em termos de audiência, mas a repercussão, sem dúvida, é a maior dos últimos três anos. A novela teen parece ter criado um novo gás e reconquistado alguns jovens que haviam se afastado da trama. A opinião crítica também é bastante animadora.

No entanto, o apelo via twitter para que o público acompanhasse a história não deixa dúvidas de que sucesso Malhação ID certamente não é.

4. Poder Paralelo

Com um autor de peso, entrou no lugar da bem-sucedida Chamas da Vida prometendo repetir o sucesso da trama anterior. Mas isso não aconteceu. Embora a história tenha sido razoavelmente aprovada pelos críticos e a repercussão tenha sido regular para os padrões da emissora, não empolgou. Não se sabe se por culpa das várias trocas de horário ou por conta da densidade da trama, mas o fato é que, nem mesmo em sua penúltima semana, competindo com os filmes da Globo, a novela conseguiu emplacar. O próprio público, que até a metade não se cansava de afirmar que a novela era a melhor em exibição, parece ter se cansado da trama, que acaba morna e sem deixar saudades.

Nem para o público e nem para a Rede Record.

3. Viver a Vida

Depois de escrever obras primorosas (uma recente, inclusive), dessa vez Manoel Carlos definitivamente não acertou.

Depois dos sucessos avassaladores (em repercussão e faturamento) de A Favorita e Caminho das Índias, Viver a Vida chegou para quebrar o bom momento das novelas das oito e, provavelmente, tirar de Suave Veneno o fardo de maior fracasso da história das oito em termos de audiência e também um dos maiores fiascos em repercussão e opinião pública.

Apesar de bem escrita e agradável de se assistir, a novela pecou demais pelo marasmo em cada capítulo. Faltou uma história pra prender o público. Faltou sal. Faltou ação. Faltou impacto. Simplesmente muito pouco aconteceu.Quase nada – levando-se em consideração o tempo que a novela está no ar.

A repercussão é até boa – mas está longe da desejada para uma novela das oito e muito abaixo das anteriores. Mesmo melhorando agora (faltando dois meses pro fim), ainda não conseguiu emplacar e, a não ser que dê uma virada dificílima, deve se firmar como o maior fiasco de audiência da história do horário.

Como consolo, o faturamento é altíssimo – o terceiro maior da história do horário. Mas nada que faça a trama escapar do fiasco que se tornou na Grande São Paulo e em todas as praças do país.

2. Tempos Modernos

Tem muita água pra rolar ainda. Mas, até o momento, a situação da novela das sete da Rede Globo não é nada animadora. Marcando quase sempre menos do que Cama de Gato, Tempos Modernos não convenceu. O elenco, embora bom, não demonstra ter entrosamento. O público responde dando índices baixíssimos para a telenovela de Bosco Brasil, que começou como um enorme fracasso. Enorme fiasco de audiência, repercussão e faturamento razoável, mas bem abaixo das expectativas – já que os anunciantes vêm preferindo fazer os anúncios no horário vespertino, de “Alma Gêmea” (que quase sempre consegue mais audiência). A situação é tão complicada que, para recuperar o excelente faturamento do horário deixado pela bem-sucedida “Caras & Bocas”, a Globo trocou “O Clone” por “Sinha Moça” no “Vale a Pena Ver de Novo”, na expectativa de que o horário das sete consiga mais audiência do que o vespertino.

É bom lembrar, no entanto, que a novela ainda está no início. Dá tempo de melhorar. Ou piorar.

1. Bela, a feia

Os altos executivos da Rede Record acreditavam inicialmente em um sucesso avassalador de “Bela, a feia”. Achavam que conseguiria 20 pontos de média geral ou 15 – na pior das hipóteses -, incomodando a novela das oito de forma semelhante com que “Os Mutantes” conseguiu incomodar.

Mas a história simplesmente não colou e revelou-se um fiasco. O sonho da liderança ficou bastante distante. Em certos momentos, chegou a ficar várias vezes em terceiro lugar – sendo surrada pela série Sobrenatural, do SBT. Não foi por acaso que precisou mudar de horário. Depois de várias trocas desesperadas de horário (pra fugir da concorrência), até conseguiu elevar um pouco seus índices – mas nada que fizesse a trama “acontecer”. O investimento altíssimo não teve um bom retorno. Os anunciantes se revoltaram com a baixa audiência e alguns até desistiram. Em suma, no quesito “faturamento”, a trama foi um fracasso estrondoso, garantindo prejuízo atrás de prejuízo para a emissora dos Bispos, que deve ter sentido “dor nos bolsos”.

Em audiência e repercussão, também foi um fiasco.

  1. Ricardo
    24 de fevereiro de 2010 às 19:11

    A REDE RECORD NÃO PRECISA DAR INTERVALO COMERCIAL A IGRTEJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PAGA TUDO.

  2. Ricardo
    24 de fevereiro de 2010 às 19:12

    A REDE RECORD NÃO PRECISA DAR INTERVALO COMERCIAL A IGRE JA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PAGA TUDO.

    • 24 de fevereiro de 2010 às 19:15

      Ok ):

      • justin bieber
        9 de agosto de 2010 às 17:17

        te perguntei?

  3. justin bieber
    9 de agosto de 2010 às 17:15

    six people do not know the q and pretty or ugly I am a cat and you guys are ridiculous six cussing me

  4. justin bieber
    9 de agosto de 2010 às 17:16

    justin meu gatoooooo aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: