Início > audiência e tv > RedeTV!: O desejo de crescer com uma programação decadente

RedeTV!: O desejo de crescer com uma programação decadente

No fim do ano passado, Amilcare Dallevo, presidente de RedeTV!, deu uma entrevista afirmando que, em 2010, não admitiria ficar atrás da Band e que, até 2012, passaria o SBT (atual terceira colocada no PNT – Painel Nacional de Televisão). O que ocorre atualmente com sua emissora passa longe dessa utopia. A RedeTV!, que já não vai bem em audiência em São Paulo, tem números ainda piores em outras praças do Brasil.

http://ocanal.files.wordpress.com/2009/11/rede-tv-10-anos1.jpg
Amílcare Dallevo, presidente da RedeTV!
Divulgação

No dia 07 de fevereiro, foi divulgado números do IBOPE de várias capitais brasileiras. Em Recife, a emissora “100% HD” marcou pífios 0,7, apenas um terço da Band que tem 2,4 de média-dia na capital pernambucana. Em Florianópolis, outro resultado desastroso: 0,5 de média-dia, atrás da Band (2,4), do SBT (2,2) e até da RecordNews, que é forte na região e consegue ter o dobro da média-dia da emissora de Osasco, 1,0. Em Salvador, os números da RedeTV! foram piores ainda. Na capital baiana, a emissora conseguiu ter 0,0 de audiência. Exatamente, zero de média-dia.

O último exemplo disso é que, na última quinta-feira, 18 de fevereiro, a média-dia da RedeTV! foi a mesma da regional educativa de São Paulo, a TV Cultura. Ambas obtiveram 1,3 ponto, um a menos que a Band (2,3) e bem longe da média-dia do SBT (5,8).

Esses péssimos números refletem sua péssima programação, que é formada por atrações que, na maioria das vezes, são de conteúdo fraco e matérias lentas. Uma emissora que tem um jornalismo quase que “inofensível”, uma teledramaturgia inexistente e tem parte de suas tardes, madrugadas e manhãs vendidos à produções independentes realmente não pode ser maior do que é hoje.

Mas nem tudo está perdido, parece que a emissora de Amilcare Dallevo pretende mudar este quadro. 10 novos programas estrearão em 2010 e que, com isso, a carga horária de produções caseiras aumentará. Um desses 10 programas é o “Operação de Risco”. O programa tem conteúdo duvidoso, já que faz, descaradamente, uma baita propaganda da polícia militar de SP em ano eleitoral, mas nos seus primeiros programas vem conseguindo bons índices de audiência.

A RedeTV! tem uma programação que já está bem ultrapassada e precisa se reinventar o mais rápido possível. A RedeTV! tem grandes chances de crescer num futuro próximo, mas, para isso, precisa se organizar e voltar a inovar…

Por Marcelo Fernands
marcelofernands@vinateve.com.br

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: